terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gabriel Dominguez - numero 08 - 6D

O Romantismo
O romantismo foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa na literatura e filosofia, que se estendeu, aproximadamente, de 1800 a 1850,  para alcançar depois as artes plásticas.
O romantismo foi um movimento artístico em que o sentimento era tudo. Suas principais características estavam na apreciação das belezas naturais, exaltação da emoção sobre a razão e dos sentidos sobre o intelecto.
A arquitetura do romantismo foi historicista. No início do século XIX deu-se o ressurgimento de formas clássicas, chamados de neclassicismo, mais tarde apareceram as manifestações neogóticas – ideais para igrejas, castelos e inclusive para edifícios governamentais.
Sir Charles Barry
A arquitetura romântica tem como um de seus representantes o inglês sir Charles Barry. Nascido em Londres em  1795 e morreu em 1860. Viajou por diversos países para estudar arquitetura.
Construiu importantes edifícios, como por exemplo, a escola do Rei Eduardo. O seu primeiro importante trabalho foi a igreja em Brighton,  mas ficou conhecido quando ganhou o concurso para a reconstrução do Palácio de Westminster, que tinha sido destruído por um incêndio, realizado em conjunto com o também arquiteto Pugin.
Suas obras mais famosas:

 

 

Palacio de Westminster

 

 


O Projeto do

Palacio de Westminster

 

 

 

Igreja "All Saints", Bury

 

 

 


Castelo de Dunrobin







 
fontes:
Infopédia – Porto Editora  - 2003- 2011
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário