quarta-feira, 24 de agosto de 2011

henrique14 romantismo e François Rude

O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.Nasceu em Dijon e trabalhou no negócio de seu pai até os dezesseis anos, recebendo ao mesmo tempo treinamento em desenho de François Devosges. Depois matriculou-se na Escola Real de Desenho de Dijon e dali transferiu-se para Paris em 1809, estudando com Pierre Cartellier. Em1812 recebeu o Prêmio de Roma. Na segunda restauração dos Bourbon retirou-se para Bruxelas, trabalhando para o arquiteto Charles van der Straeten, produzindo relevos, hoje perdidos, para o palácio de Tervuren.



Mercúrio colocando suas sandáliasLouvre
Em Bruxelas casou-se com Sophie Freiniet, filha de um bonapartista a quem devia muitos favores, mas aproveitou uma oportunidade de voltar a Paris, expondo as obras Mercúrio colocando suas sandálias e uma estátua da Virgem Mariapara a Igreja de Saint-Gervais, que foram recebidas favoravelmente.
Seus maiores sucessos vieram após 1833, quando recebeu a cruz da Legião de Honra por sua estátua Jovem pescador napolitando brincando com uma tartaruga, sendo procurado para executar frisos e um grupo para o Arco do Triunfo em Paris, conjunto conhecido como A Marselhesa, obra cheia de energia e movimento que imortalizou seu nome.

Outras de suas obras são as estátuas de Gaspard Monge (1848) e Joana d'Arc (1852), e Hebe e a águia de Júpiter,Amor triunfante e Cristo na cruz, estas exibidas no Salão de Paris de 1857, após sua morte.François Rude ,   (nascido em 04 de janeiro de 1784, Dijon, França, morreram 03 de novembro de 1855, Paris), escultor francês, mais conhecido por sua arte social (arte que inspira e capta o interesse de um público mais amplo), incluindo públicos monumentos como a Partida dos Voluntários de 1792 (1833-1836), popularmente chamada de La Marseillaise . Rudes rejeitou o repouso clássico de final de 18 e escultura do século 19, início de francês em favor de um estilo, dinâmica emocional e criou muitos monumentos que agitou o público há gerações.
Jovens Fisherboy napolitana Jogando com uma escultura em mármore Tortoise, ... [Crédito: © Photos.com / Jupiterimages]Após a morte de seu pai, a quem ele tinha assistido em sua oficina de metalurgia, Rude foi para Paris determinada a aperfeiçoar-se na arte da escultura. Ele ganhou o Prix de Rome em 1812, mas não podia ir a Roma por causa da Guerras Napoleônicas . A atenção do público foi atraído pela rude Mercury Colocar Seu sandálias aladas (1828), um trabalho que estritamente conformado com as regras da escola neoclássica de escultura francesa. Mudou-se rapidamente em outros modos que reconciliou a demanda tradicional para a figura simples e clara, com uma linguagem moderna expressiva. Em seu Fisherboy napolitana jovens Brincando com um Tortoise (1831), o informal pose e do sorriso tanto romper com o tratamento tradicional de assuntos heróicos na escultura alta. Na estátua do marechal Ney na Place de l'Observatoire de Paris, a mão com a espada levantada acima da cabeça ea boca aberta novamente violado os princípios Neoclássico. O grupo de voluntários (para a campanha revolucionária de 1792) sobre o Arco do Triunfo , embora clássica em detalhe, é romântico e impetuoso no sentimento.
Muitos críticos achavam que paixões liberal Rude eram mais poderosos do que o seu julgamento estético , causando seu memorial Awakening Bonaparte a Imortalidade (1847) em Fixin perto de Dijon ser um fracasso grandiloqüente, embora outros admiraram sua poesia sutil. Para o fim de sua vida, Rude voltou ao seu estilo, clássico, mas cedo alcançado pouco que a França novamente capturado no âmbito deste processo de repensar a escultura.
LINKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário